Dois dias beeeeeeeeeeeeem intensos!
![]() |
| População de Rua |
Estes dois dias foram sem dúvida muito preenchidos e muuuuuito intensos!!!
Na segunda-feira de manhã estive na USP a assistir a um grupo de estudos, onde alguns estudantes de TO, em fase de estágio, reflectiam acerca de determinados textos, aos quais tinham acesso previamente. A temática dos textos andava em volta do olhar, olhar-mo-nos, olhar o outro, o olhar em TO, o olhar antropológico, o actuar e a análise da acção. Foi excelente ver a capacidade de análise e reflexão daqueles estudantes (que estavam integrados em dois grupos: PACTO:Programa de arte e cultura em TO e METUIA: o nome advém de uma palavra indígena que significa amigo, companheiro, que trabalha na área social). Achei espectacular o facto de se despertar os estudantes para questões tão importantes para o seu dia-a-dia e prática profissional como o desconstruir olhares estereotipados, formas de construir e produzir mundos e acções e o tentar fugir do senso comum e deixar impregnar-se pelo que nos rodeia como forma de olhar e apreender. Muuuuuuuito bom!!!!
À tarde, das 5 às 9 e tal fui com algumas TOs que trabalham pelo METUIA ao Ponto de Encontro. É uma das muitas actividades que se realizam semanalmente com pessoas em situação de rua. Todas as semanas se realizam coisas diferentes, pré-estabelecidas com os participantes; é uma actividade aberta, onde todos estão convidados a participar! Ontem estava planeado ver um DVD acerca de um violeiro amigo do Sr. João. O Sr. João é uma personagem deveras interessante e cómica, já com bastantes cd's "publicados" (edições caseiras) mas que tem uma presença realmente interessante e é bem conhecido de todos, daí a foto dele estar bem explícita. Os restantes, preferi deixar basicamente no anonimato. Estava também combinado fazer um bolo, que um dos participantes tinha decidido que seria com base no Ying Yang. Toda a dinâmica, as pessoas que foram chegando e o ambiente vivido foi sem sombra de dúvida, algo de muuuuito bom!!!
Deu para perceber algumas das dinâmicas em volta da população de rua, existem diversos movimentos, entre eles o Movimento da População de Rua, em que pude conhecer o presidente e muitas outras dinâmicas em torno deste assunto. Ainda ontem ficou combinado que eu assistiria hoje de manhã a um Fórum dentro desta temática. Tive também a oportunidade de perceber a dinâmica da Ocas (a associação equiavalente à Cais- revista que se vende por pessoas em situação de rua-, em Portugal e ter a noção que existem 48 países nessa associaçao!!!)
Hoje, conforme o combinado, na estação de metro da Sé (o centro, mais centro de São Paulo) estava à minha espera um dos membros do movimento. Mal saímos, mesmo na praça da Sé, em frente à catedral que está nas fotos, pude assistir a imensos polícias de mangueiras em punho a escorraçar os moradores de rua que estavam na praça, num acto de verdadeira barbárie e que está dentro da campanha de higienização da cidade... limpando a cidade das pessoas, como se de lixo se tratasse... Verdadeiramente chocante!!!!
Pelo caminho fui conversando com o Átila e percebendo as dinâmicas de vida que estão por de trás de um sorriso rasgado e uma doçura indescritível... como alguém altamente diferenciado chega à rua.
Chegados ao Centro de Reinserção Social Franciscano pude assistir ao Fórum permanente de acompanhamento de políticas públicas da população em situação de rua de São Paulo. Hoje havia um convidado, um jornalista e escritor, de seu nome Halípio Freire, que falou acerca do papel dos Media na população de rua. Foi excelente e gerou uma discussão muuuito interessante. No final do fórum e para enorme surpresa minha, o presidente do movimento pediu uma salva de palmas aqui para a je e agradeceu a minha presença!!! Foi beeeem emocionante!!!!
Com a mesma simpatia que me receberam desde o primeiro segundo, um dos membros da associação foi levar-me ao metro e surpreendeu-me mais uma vez com a oferta de uma t-shirt e uma bandeira do movimento como forma de agradecimento. E a questão que se coloca... eles é que me agradecem!?!??!?! A presença destas pessoas em apenas dois dias foi algo de tão, mas tão enriquecedor que é impossível descrever!!!! São pessoas verdadeiramente lindas!!!! Que trazem, deixam e permanecem tanto!!!!!!
E assim, de coração bem cheio e ainda bem emocionada a regresso a casa hoje, com a certeza que é mesmo aqui que quero estar neste momento!!!
Mia


1 Comments:
foi tão bom ver-te:)
....e tudo o resto k descreves...
nem tenho muitas palavras, porque a tua descrição fez-me viajar e voar até aí...e pensar/repensar tantas coisinhas...como sempre!! aprendemos TANTO TANTO com os outros...:D
esse dom!!!!:D
Enviar um comentário
<< Home