"Estamos juntos!!!!!!"
![]() |
| Hospital Psiquiátri |
Hoje de manhã fomos visitar o Hospital Psiquiátrico do Infulene... Um dos sítios, tal como as Mahotas, onde vou trabalhar.
Este Hospital é dos mais antigos... inicialmente teve origem através de um congregação religiosa, que pós independência foi por água a baixo...
Hoje.. é um dos hospitais onde a Institucionalização se sente em cada ranger de cada porta e a falta de investimento está marcada, nos olhares daqueles que passam os seus dias deitados em colchões espalhados pelos diferentes pátios do hospital.
Ironicamente chamada de Acácias... é a ala dos crónicos.. femininos e masculinos
Existem ainda as Palmeiras: agudos do sexo masculino
Amoreiras: agudos do sexo feminino.
Neste Hospital trabalham3 psiquiatras, 3 clínicos gerais com pós graduação em Psiquiatria, 1 Pedopsiquiatra (1 vez por semana), 1 psicóloga, 1 TSSS, alguns enfermeiros, 1 Psicomotricista (a Amélia) e muito em breve (espero eu!!!) uma TERAPEUTA OCUPACIONAL!!!!
O hospital é enorme... com potencialidades brutais... mas as condições deixam mesmo muito a desejar.. os utentes dormem em locais com camas amontoadas... quando são muitos dormem em colchões no chão.. e o facto de ter havido uma explosão no paiol das Forças Armadas moçambicanas em Março do ano passado.. onde vários projécteis de grande calibre.. que voaram em todas as direcções... uns rebentando outros caindo e devastando tudo por onde passavam.. mas ainda por explodir!
Contou-nos uma das Irmãs das Mahotas.. que apesar dos estragos que se podem ver que ocorreram no Hospital do Infulene... naquele local não houve um único morto.. e fala-se de um acto heróico de um dos enfermeiros.. que durante as explosões no hospital transferiu os utentes, fazendo com que não houvesse quaisquer danos..a não ser os materiais.
Assim... aparece um edifício majestoso... que para além de estar entregue à sorte que o tempo não deixa ter... teve ainda o usar de ser atingido pelos projecteis do paiol.. e projectado para bem longe da lembrança de quem pode!
De todos os doentes.. apenas um ajuda na cozinha há tantos anos.. que as pessoas a quem perguntamos algo sobre ele.. apenas afirmavam que desde que ali trabalham as coisas são assim...
Outro faz cestos na solidão e no silêncio de quem não quer ser incomodado..
Outros há ainda.. que vão à machamba e cultivam alguma coisa...
Algures numa das imponentes salas do Infulene.. está algo que já foi... tentou ser.. mas com toda a certeza será.. uma sala de actividade de Terapia Ocupacional...
À medida que íamos sendo apresentados às diferentes pessoas do hospital... a recepção era boa.. uns mais comunicativos que outros.. todos nos mostraram os cantos do hospital.. reflectindo o desejo há tanto tempo adiado de virem para ficar (pelo menos durante algum tempo) os terapeuta ocupacionais.. assim... como já algumas vezes tinha ouvido por terras moçambicanas.. ia entoando pelos corredores do hospital... "Estamos juntos"... Agora sim.. na certeza que nós voltaríamos... e demonstrando uma disposição de acolhimento e desejo de mais pessoal!!!
Pessoal do PRISMA.... quando pensarem no apartamento da Cruz de Pau e nas "poucas condições"... passem por aqui a dar uma vista de olhos... Afinal de contas.. há apartamentos muito bons!!!!! Então a sala Zen... (hummmmmmmmm saudades)
Mil ideias e motivação a explodir e cada poro invadiram aki a Luisinha... EFECTIVAMENTE... ESTAMOS JUNTOS!!!
E porque estas coisas da volição podem por vezes ser abaladas... à tarde fomos visitar o Instituto do Coração.... um local com umas condições brutalíssimas.. com
tudo do bom e do melhor... e que começou da vontade e do empenho de uma médica.. que sem nunca desistir... tem uma clínica única em África com parcerias com França, Inglaterra e os HUC de Portugal e faz um trabalho no mínimo EXCELENTE!!!!!!
Esta senhora é excelente!!! Trabalha essencialmente com crianças com patologia coronária, tem desenvolvido grandes investigações.. e é um se humano incrível.. que nos falou da necessidade de persistir.. de não baixar os braços... da inevitabilidade das dificuldades e dos desalentos..e do quanto vale a pena lutar e colher frutos.. mas sempre com a certeza que a luta não pára e cada dia é um desafio!
Entre as necessidades que vamos vendo....
A vontade de começar a trabalhar...
O envolvimento que se sente.. mesmo em momentos de muito desalento...
Há sempre uma estrela guia que nos faz recordar que não se pode baixar os braços... que há coisas mais poderosas que a força da gravidade... e que como alguém me ensinou.. se repararmos... por cima das nuvens..o céu é sempre azul!
Estamos mesmo juntos!!!
Mia


0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home