terça-feira, março 16, 2010

Dois dias beeeeeeeeeeeeem intensos!

População de Rua

Estes dois dias foram sem dúvida muito preenchidos e muuuuuito intensos!!!
Na segunda-feira de manhã estive na USP a assistir a um grupo de estudos, onde alguns estudantes de TO, em fase de estágio, reflectiam acerca de determinados textos, aos quais tinham acesso previamente. A temática dos textos andava em volta do olhar, olhar-mo-nos, olhar o outro, o olhar em TO, o olhar antropológico, o actuar e a análise da acção. Foi excelente ver a capacidade de análise e reflexão daqueles estudantes (que estavam integrados em dois grupos: PACTO:Programa de arte e cultura em TO e METUIA: o nome advém de uma palavra indígena que significa amigo, companheiro, que trabalha na área social). Achei espectacular o facto de se despertar os estudantes para questões tão importantes para o seu dia-a-dia e prática profissional como o desconstruir olhares estereotipados, formas de construir e produzir mundos e acções e o tentar fugir do senso comum e deixar impregnar-se pelo que nos rodeia como forma de olhar e apreender. Muuuuuuuito bom!!!!

À tarde, das 5 às 9 e tal fui com algumas TOs que trabalham pelo METUIA ao Ponto de Encontro. É uma das muitas actividades que se realizam semanalmente com pessoas em situação de rua. Todas as semanas se realizam coisas diferentes, pré-estabelecidas com os participantes; é uma actividade aberta, onde todos estão convidados a participar! Ontem estava planeado ver um DVD acerca de um violeiro amigo do Sr. João. O Sr. João é uma personagem deveras interessante e cómica, já com bastantes cd's "publicados" (edições caseiras) mas que tem uma presença realmente interessante e é bem conhecido de todos, daí a foto dele estar bem explícita. Os restantes, preferi deixar basicamente no anonimato. Estava também combinado fazer um bolo, que um dos participantes tinha decidido que seria com base no Ying Yang. Toda a dinâmica, as pessoas que foram chegando e o ambiente vivido foi sem sombra de dúvida, algo de muuuuito bom!!!
Deu para perceber algumas das dinâmicas em volta da população de rua, existem diversos movimentos, entre eles o Movimento da População de Rua, em que pude conhecer o presidente e muitas outras dinâmicas em torno deste assunto. Ainda ontem ficou combinado que eu assistiria hoje de manhã a um Fórum dentro desta temática. Tive também a oportunidade de perceber a dinâmica da Ocas (a associação equiavalente à Cais- revista que se vende por pessoas em situação de rua-, em Portugal e ter a noção que existem 48 países nessa associaçao!!!)
Hoje, conforme o combinado, na estação de metro da Sé (o centro, mais centro de São Paulo) estava à minha espera um dos membros do movimento. Mal saímos, mesmo na praça da Sé, em frente à catedral que está nas fotos, pude assistir a imensos polícias de mangueiras em punho a escorraçar os moradores de rua que estavam na praça, num acto de verdadeira barbárie e que está dentro da campanha de higienização da cidade... limpando a cidade das pessoas, como se de lixo se tratasse... Verdadeiramente chocante!!!!
Pelo caminho fui conversando com o Átila e percebendo as dinâmicas de vida que estão por de trás de um sorriso rasgado e uma doçura indescritível... como alguém altamente diferenciado chega à rua.
Chegados ao Centro de Reinserção Social Franciscano pude assistir ao Fórum permanente de acompanhamento de políticas públicas da população em situação de rua de São Paulo. Hoje havia um convidado, um jornalista e escritor, de seu nome Halípio Freire, que falou acerca do papel dos Media na população de rua. Foi excelente e gerou uma discussão muuuito interessante. No final do fórum e para enorme surpresa minha, o presidente do movimento pediu uma salva de palmas aqui para a je e agradeceu a minha presença!!! Foi beeeem emocionante!!!!
Com a mesma simpatia que me receberam desde o primeiro segundo, um dos membros da associação foi levar-me ao metro e surpreendeu-me mais uma vez com a oferta de uma t-shirt e uma bandeira do movimento como forma de agradecimento. E a questão que se coloca... eles é que me agradecem!?!??!?! A presença destas pessoas em apenas dois dias foi algo de tão, mas tão enriquecedor que é impossível descrever!!!! São pessoas verdadeiramente lindas!!!! Que trazem, deixam e permanecem tanto!!!!!!
E assim, de coração bem cheio e ainda bem emocionada a regresso a casa hoje, com a certeza que é mesmo aqui que quero estar neste momento!!!

Mia

domingo, março 14, 2010

Algumas fotos

março braziuuu
Ainda não deu para tirar muitas fotos...
Aqui vão algumas deste fim de semana. Peço particular atenção para a fruta que tenho na mão (siiiiiiiiiiimm cerejas!!! hehhehehehehhehe).

Foi um fim de semana excelente, por entre passeios e almoços em família. O pessoal cá é realmente 5 estrelas!!!

Até já!

Mia

sexta-feira, março 12, 2010

Desta vez... BRASIUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

A verdade é que não consegui em Moçambique manter o blog actualizado... ténues reflexos daquilo que nos levou a voltar para Portugal.

Entretanto desde o regresso... algumas novidades, dentre as quais o início de novo trabalho em Faro e... o motivo pelo qual reiniciei as minhas aventuras e desventuras espelhadas neste blogue.. o BRASIUUUUUU!!!

Pois é... Luisinha volta a ter mochila às costas e desta vez o destino é (ainda que n por muito tempo, ao que parece) São Paulo!!! E a "culpada" por mais uma aventura é a Denise (o mesmo anjo caído do céu que me levou a terras malianas).

Cheguei ontem bem cedo e a quantidade de vivências é mesmo enorme!!!!
Aterrei em São Paulo por volta das 6h15 (menos 3 horas que em Pt) e apanhei um taxi para a casa da Denise. O caminho durou aproximadamente 2horas numa "pequena"cidade como São Paulo onde tem mais pessoas que em Portugal inteiro!
A cidade é verdadeiramente assustadora!!!! Tem dois grandes rios que a atravessam e cujas margens revelam mil estradas, com milhares de pessoas... onde a palavra de ordem é sem dúvida "Salve-se quem puder"!!! (Dizem os paulistas que a condução cá em simplesmente zen comparada com a selva do Rio) medoooo!!!!
Na rua, à semelhança (ainda que em menor escala) do que acontecia em Moçambique, vêem-se muitas pessoas a vender frutas nas intermináveis filas de trânsito e, isto muito à frente em relação a Moçambique, nos semáforos temos diversas pessoas a fazer malabarismos e a mais recente inovação, a qual tive o privilégio de assistir, malabarismos com fogo! Fantástico o que as pessoas fazem para ganhar a vida!
A cidade é bem poluída... tive essa percepção quando vinha do aeroporto... o que não é complicado com tanto carro e portanto tanto álcool (sim... aqui os carros tb andam a álcool, feito de cana de açucar!). Os carros cá são bem menos giros que os nossos!!! Praticamente só há Chevrolet, Ford, Fiat e Volkswagen... E no meio destes carros todos passam mil motas sempre abrir e a apitar, numa correria desenfreada!!!
Para controlar de alguma forma esta imensidão de carros todos os dias da semana existe uma coisa chamada o "rodízio". E não... não oferecem maminha e picanha na berma da estrada.. o que acontece é que durante a semana existem uma a duas finalizações de matrícula que não podem sair da cidade antes das 8h da noite (n percebi como funciona de manhã). Ora esta medida tem dois efeitos... por um lado reforça a tendência de se ir tomar um refresco ou um "chopinho" (n sei se é assim que se escreve...) e conviver com a malta.. por outro e, para quem pode, resulta na compra de mais um carro e portanto... o efeito é bem perverso!!!! Existe ainda uma camada social, um bocadito acima, que resolve o problema indo pelo ar... assim São Paulo tem das maiores frotas de helicópeteros do mundo!!!... enfim!
Mas voltando à parte do convívio ao final do dia... ontem onde também eu estive a conviver com algumas TOs de cá... foi muito giro ao percorrer as ruas durante a noite ver as esplanadas cheias de gente! Cá entre nós... os 29 graus que se fazem sentir à noite, devem ajudar de alguma forma...

Mais coisas... perspectivas para estes 3 meses...
Para a semana vou começar a acompanhar uma TO que trabalha com pessoas em situação de rua!!!Onde vou participar em mil e uma actividades!! hehehehhe LINDOOO
Depois.. já tenho agendado trabalhar em Ubatuba (litoral de São Paulo) com uma TO com os Índios Guarani (lindoooooooooooooooo) e com mais TO's no Rio de Janeiro, São Carlos, Recife e Mato Grosso... tudo no âmbito da TO Social!!!! Sinceramente acho que ainda não acredito a sorte que estou a ter com esta oportunidades todas!!!!

Então... hoje o dia foi passado a dar umas voltas por aqui perto.. o que implica andar não sei quanto tempo e não equivale a conhecimento nenhum...a sério... isto é mesmo ENORMEEE; ainda por cima esta zona (Vila Madalena) tem não sei quantos morros, onde as 7 colinas de Lisboa comparadas com isto são peanuts!!!! A sério!!! Qual ginásio, qual quê!!!!
Entretanto estive a familiarizar-me com o metrô e o ônibus.. familiarizar é força de expressão... a quantidade de opções que há só me leva a crer que me vou perder todos os dias um bocadinho mais!
Já tenho número de cá: 00551170456930.
Agora o programa é jantar fora e tomar chôpinhos ;)))

Enfim... a Luisinha está a amar e ainda custa a acreditar que estou cá e todas as potencialidades que existem!!!

Vou tentando actualizar o blogue...

Beijãoooooooooooooooooooooooooo

Mia